O presidente do Rotary International, para a Gestão 2011-2012, o indiano Kalyan Banerjee, apresentou na Assembleia Internacional em San Diego, Califórnia, EUA, o lema rotário que será utilizado na próxima administração: Conheçam a si mesmos para envolver a humanidade. “Peço que olhem dentro de si para compreender que a humanidade como um todo, tem os mesmos sonhos, esperanças e aspirações, e enfrenta problemas semelhantes”, disse o dirigente ao ser aplaudido por centenas de rotarianos de 212 países. “Quem quer que sejamos e onde quer que estejamos, cada um de nós anseia pela mesma paz, a mesma alegria e a mesma satisfação em nosso dia a dia”, completou. “O que queremos proporcionar a outros, devemos primeiramente proporcionar a nós mesmos, pois, o que desejamos a nós é aquilo que outros também desejam para si”, falou ao mostrar o lema e a logomarca.
Num formato de turbante, de coração, de abraços, de envolvimento, a logomarca é colorida com as cores: laranja, pink, verde, azul, vermelha e amarela, tendo a roda denteada do Rotary International ao centro. “Antes de falarmos em paz mundial, devemos encontrar nossa paz interior, e então estabelecer a paz em nossos lares, em nossas famílias e em nossas comunidades”, disse. “Não podemos chegar a paz mundial sem a paz em nossas casas”, ensinou ao continuar falando sobre o lema. “Para sanearmos paz, amizade e tolerância no mundo, o primeiro passo é praticar a paz ao nosso redor. Quando alcançamos a paz interior, temos paz em nossos lares, e então podemos transmiti-la a outros”, falou.
Kalyan Banerjee apresentou as três ênfases que seguirão o lema: fortalecer a família; dar continuidade ao que fazemos de melhor e mudar o que for preciso. “A família é onde começa: o nosso servir e tudo que desejamos realizar no mundo”, comentou. “A continuidade é necessária para identificarmos o que fazemos de bom e fazermos ainda melhor”, frisou. “A maior razão de sermos rotarianos é que queremos mudar o mundo. Acreditamos que nele pode haver mais alegria, saúde e paz; acreditamos também que o futuro pode ser, e será, melhor que o passado”, falou em tom forte. “Somos idealistas e damos vida aos nossos ideais através do serviço rotário”, ressaltou.
Utilizando o pensamento de Mahatma Gandhi: Você deve ser mudança que deseja ver no mundo, o futuro presidente de Rotary International convocou os Governadores do Rotary International que motivassem os rotarianos. “Conheça a si mesmo para envolver a humanidade. Estando em paz e harmonia e compartilhando a amizade, conquistaremos as mudanças e um futuro repleto de alegrias para todos nós”, disse ao se emocionar ao explicar com riqueza de detalhes de como chegou ao lema e a logomarca. “Devemos ser o instrumento de mudança e reconhecer que ela deve começar dentro de cada um de nós”, finalizou.
Muito pertinente as palavras do presidente do Rotary International para a atual conjuntura interna de muitos clubes.
ResponderExcluir